História

O nosso restaurante pertence a um grupo de restaurantes/restauração de sucesso na Ribeira do Porto. A ideia era trazer algo de novo para a Ribeira.

A nossa preocupação foi encontrar um espaço adequado na zona da ribeira, e de forma a, como sempre preservar ou melhor requalificar esse espaço, foram feitas obras consideráveis, quer em termos de Segurança, quer a nível da recuperação do espaço, realçando a sua história e antiguidade.

As nossas instalações estão inseridas na Muralha Fernandina com mais de 400 Sec. de História. Durante o século XIV, o Porto teve uma grande expansão urbana para fora do seu núcleo inicial do morro da Pena Ventosa, em torno da Sé, protegido pela Cerca Velha, construída em cima do muro original romano.

Este surto de povoamento foi particularmente notável na margem ribeirinha do Douro, reflectindo a crescente importância das actividades comerciais e marítimas. A cidade sente, assim, necessidade de um espaço amuralhado mais vasto que o da Cerca Velha. Os primeiros a apresentarem essa reivindicação foram burgueses com casas e negócios extramuros e portanto menos protegidos.

Em meados desse século, ainda no tempo de D. Afonso IV, começou a ser construída uma nova cintura de muralhas que ficou praticamente concluída por volta de 1370. O facto de a obra só ter sido concluída no reinado de D. Fernando, explica o facto de ser correntemente designada por "Muralha Fernandina".

Desde 1996 que o Centro histórico do Porto faz parte do Património Cultural da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, (UNESCO).

Convidamo-lo a fazer-nos uma visita, desfrutar deste local Histórico e saborear a típica comida italiana.